apareceu, monforte, mosaico romano com figuras… há setenta anos

AHME_01

© Ministério da Educação e Ciência _ Arquivo Histórico do Ministério da Educação

As ruínas romanas da Herdade de Torre Palma foram descobertas por acaso, fez no passado mês de março 70 anos.

Manuel Heleno, em artigo publicado n’ O Arqueólogo Português em 1962, recorda assim a descoberta: no mês de março de 1947, um moço de lavoura encontrou, quando andava lavrando, uma villa com ricos mosaicos, no sítio de S. Domingos, 400 m a sul do monte de Torre de Palma e a 5 km de Monforte. O achado deu-se porque o arado emperrara num capitel e ao escavar-se este deu-se com um mosaico, que logo foi posto todo a descoberto[1].

Embora Manuel Heleno não o refira, o moço de lavoura que fez a descoberta chamava-se Joaquim Militão, mais conhecido por Joaquim do Inocêncio[2].

A notícia do achado, ainda segundo Manuel Heleno, deu brado, e chegou ao conhecimento do Diretor do Museu Etnológico (o próprio Manuel Heleno), que para ali se deslocou no dia 22 [de março de 1947], com o fim de acautelar as antiguidades descobertas e preparar escavações metódicas[3].

O telegrama aqui reproduzido, com carimbo dos CTT de 20 de março de 1947[4], anuncia precisamente a partida de Manuel Heleno para Monforte.

A herdade onde se deu o achado pertencia a João da Costa Falcão. Muitos anos depois da descoberta, o Estado adquiriu a parcela da herdade onde estão as ruinas da villa romana (uma parte dessa história está contada aqui).

Os dois mosaicos mais importantes encontrados e logo levados para o então denominado Museu Etnológico (atual Museu Nacional de Arqueologia), o Mosaico das Musas e o Mosaico dos Cavalos, são desde 2006 Tesouros Nacionais[5].

A Villa lusitano-romana de Torre de Palma foi classificada como Monumento Nacional em 1970.

A memória da descoberta dos mosaicos ainda está viva em alguns habitantes da aldeia de Vaiamonte, a mais próxima das ruínas romanas. Falámos com três: Francisco Nisa (Chico Lourenço), Joaquim Nisa Canoa e António Clemente José, a quem agradecemos terem partilhado connosco as suas lembranças.

Aqui uma parte do que nos contaram:

Agradecemos também ao Senhor Joaquim Peixe, Presidente da Junta de Freguesia de Vaiamonte, que em reposta ao nosso contacto prontamente se disponibilizou para localizar quem ainda se pudesse lembrar e contar a descoberta dos mosaicos, e proporcionou o encontro.

 

Notas e referências bibliográficas
[1] HELENO, Manuel.– A «villa» lusitano-romana de Torre de Palma (Monforte). O Arqueólogo Português, 4 (1962) pp. 313-318.
[2] Manuel Heleno tomou nota, no seu caderno de campo, de vários detalhes práticos, como os nomes e moradas dos proprietários e rendeiros da herdade de Torre Palma e até da pensão onde terá ficado alojado em Monforte, mas nada anotou sobre o  trabalhador rural que fez a descoberta. A identificação deste como Joaquim Inocêncio consta de um artigo da autoria de António José Sardinha de Oliveira publicado em 1967 na revista Lavoura Portuguesa, de um artigo da autoria de Fernando de Almeida publicado n’ O Arqueólogo Português em 1970 e nos textos das fichas de inventário do Mosaico das Musas e do Mosaico dos Cavalos da base de dados MatrizNet. Conforme a informação transmitida pelos familiares daquele trabalhador rural, o seu nome era Joaquim Militão, e era conhecido por Joaquim do Inocêncio, por ser Inocêncio o nome do seu avô. Se fosse vivo teria 91 anos.
[3] HELENO, 1962
[4] Arquivo Histórico do Ministério da Educação (AHME), processo nº65, Cx. 202.
[5] Cf. parte final do nº3 do artigo 15.º da Lei de Bases do Património Cultural (Lei nº107/2001, de 8 de setembro) e Decreto nº19/2006, de 18 de julho, que classificou os mosaicos como de interesse nacional.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s